terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Textos da oficina de palavras

 COISAS DA VIDA

          Tem coisas na vida, ou melhor, na minha vida que eu procuro sempre ter: fé, organização, amizade e amor.
          Outras eu quero ter: um pouco mais de 'DINHEIRO'.
          E estas em nenhum momento eu quero sentir: inveja, ódio e rancor e por estas jamais quero passar: doenças e tristezas.
         Mas como a vida é  sempre uma caixinha de surpresas, estou sempre preparada para lutar e não desistir nunca daquilo que para mim for o mais importante .                 

                          Valquiria Peixoto 
                                                                                   

E quem diria que seria assim?

E a dez anos atrás,
Quem diria que seria assim
O ser humano mostra-se a cada dia capaz
De tornar a vida boa ou ruim.
O que mais me preocupa,
é o futuro das propriedades,
a juventude está se indo iludida,
Pensando de que o paraíso é na cidade.
E a sucessão rural o que vai ser,
precisamos ser, conviver, conhecer e fazer,
foi assim que aprendi,
para que no interior possa permanecer.
Para que isso aconteça,
precisamos desde pequenos aprender,
de que ser agricultor é uma profissão,
e a desorganização no campo, podemos vencer.
Em qualquer lugar, a vida está uma correria,
precisamos nos acostumar,
pois esses são os tempos de hoje em dia.
Vamos todos nos preparar, para vencer as dificuldades,
pois se superá-las, estaremos poucos passos da felicidade.
E quem um dia diria,
que eu faria faculdade, sou uma simples jovem rural,
com pouca vaidade, mas vamos lá,
é pra mudar, faço parte da juventude vim aqui para transformar.
Não tenho medo do perigo,
e não me abalo com o que é ruim,
comecei esta jornada, e com esta pretendo ir até o fim.
Cristiana Rehbein


Minha vida!

Jamais imaginei que pudesse estar aqui hoje, sentada em uma sala de faculdade.
Meus pais são pessoas humildes, sem muita educação, por isso sempre me cobraram mais.
Tenho uma irmã mais velha do que eu, que não terminou os estudos, pois engravidou.
Hoje ela esta sem estudo, com dois filhos e separada.
Acho que entendo o lado deles, pois não querem outra filha assim, mas tratamos todos com muito amor.
Quando terminei o magistério meus pais eram só felicidade, pois jamais pensaram que eu pudesse conseguir.
Ai veio a faculdade....nossa que medo, assim como tinham várias pessoas me apoiando,
existiam também muita falsidade e mentira de pessoas que não queriam ver o começo de minha felicidade.
Mas sempre disse que DEUS é maravilhoso, ele sempre escreve certo por linhas tortas. Temos que ter fé, que sempre vamos conseguir tudo!
As injustiças, mentiras e rancor que os outros tem sobre nós só nos dão mais força para seguir em frente!
Samanta Pellucci



Aviso:

Avisamos aos senhores pais que amanhã dia 18/12/10, haverá em nossa escola um trabalho
referente aos temas: violência, doença, fome e intolerância em nossa comunidade.
Venham e tragam seus filhos para compartilhar desta atividade, buscando o amor, esperança
e paz entre as pessoas.
Atenciosamente agradecemos.
Tania Forrati



Superando desafios

      Viver neste mundo nos exige que tenhamos que superar muitos desafios e vencer muitos obstáculos: o ódio,a injustiça, o rancor, que estão muito presentes dentro de todos os setores da vida de cada pessoa.

       Muitos colocam a culpa no diabo, porém a culpa é de nós mesmos que não temos perseverança muitas vezes de lutar contra os problemas que a vida nos impõe.

      Porém com o apoio da família, com fé, com solidariedade temos coragem de seguir em frente, de lutar, de vencer o desânimo que a vida nos impõe.

      Temos vários inimigos a superar, estes inimigos são os obstáculos que temos que passar para sermos vencedores, para acreditarmos em nós mesmos, termos amor pela vida, lutarmos por justiça e exigirmos que ela seja feita para todos.

     Quando vemos pessoas abandonadas, em completa solidão nos perguntamos, onde está a família? Onde ficou o amor, o respeito, a fé, a amizade? E vemos muitas vezes que o ser humano abandonou valores que não tem preço, que o dinheiro não compra saúde, amizade, amor e tantos outros sentimentos bons. O ódio, o rancor muitas vezes traz tanta desesperança para a vida das pessoas, a mentira machuca e destrói. Mas com muita fé, esperança e amor vamos vencer tudo aquilo que deixa as estruturas da nossa vida abaladas, vamos resgatar valores que não têm preço e deixar todo sentimento ruim de lado.
Andréia Goulart Colbeich Molinelli


Verdadeiros sentimentos

        O tempo está cada vez mais curto, parece que as 24 horas do dia não tem mais a mesma duração de tempos atrás. Talvez seja porque as pessoas procuram sobreviver em um mundo cada vez mais materialista e consumista.
Creio que alguns valores muito significativos para o ser humano estão sendo esquecidos, tais como: o amor e a amizade . Existe uma certa indiferença por parte das pessoas em relação aos verdadeiros sentimentos que edificam o ser humano, essa existe pelo comodismo que é justificado pela falta de tempo.

       O mundo está carecendo de homens e mulheres de coragem e determinação, capazes de desenvolver uma personalidade onde a humildade e a flexibilidade sejam normas de convivência. Pessoas capazes de deixar o preconceito excluído do vocabulário e de sua maneira de pensar. Mas é claro a discriminação é algo que inflama o coração e a mente do ser humano.

       Cresci ouvindo um ditado Popular que diz: Mente desocupada é oficina do diabo. Se nossa mente estiver desocupada, então porque não ocuparmos ela com coisa boas, ou seja, podermos escolher, não sermos meros robôs, então temos poder para escolher o que pensar e assim realizar.

       Outro ponto capaz de intervir na nossa mente é o nosso coração, que por sinal é egoísta, pois só quer o bem próprio e se temos liberdade de pensar, então temos liberdade para amar as pessoas e procurar fazer o bem.

Ana Marcia Finger da Rosa

A família

        A família é a coisa mais importante de uma sociedade.

        Pois, pensando nisso, nasceu Vagner que veio para transformação do lar.

        Ele é uma criança que veio para completar nossa felicidade.

        Procuramos sempre protegê-lo: ensinando sempre coisas boas e sobre coisas ruins, a não fazer maldade para os outros; ensinamos que não existe desigualdade entre uma pessoa e outra, que não devemos usar a vingança para nos darmos bem.

       E assim, hoje, ele é uma pessoa com várias qualidades; por onde passa chama atenção por seu dinamismo, seu carinho para com outras pessoas.

Ana Maria da Rosa Freitas

O amor de Deus

Quando tudo parece perdido;
Quando o ódio substitui o amor;
Quando a inveja substitui a confiança;
Quando a falsidade substitui a amizade;
Quando a soberba substitui o respeito;
Quando o rancor, o ciúmes e a mentira, nos impedem de ver o brilho no olhar de uma criança
percebemos assim que, Deus que é vida, fidelidade, humildade está distante de nós e de nosso coração.
Mas que ao percebermos isso, possamos parar e meditar sobre qual caminho seguir: a alegria ou a dor.
Priscila Guedes


Vou conseguir!

       Como é difícil organizar as ideias depois de muito tempo sem exercitá-las.

       Não sei o que escrever.

       A minha família está me apoiando, minhas irmãs são as minhas maiores incentivadoras. Tenho medo de não conseguir.

      A tristeza e a solidão não vão me vencer, tenho que ter coragem para conseguir ir em frente. Sei que o começo é difícil, mas, com sinceridade, vou conseguir; tenho muita dificuldade, vou ter que me esforçar muito.
Catia Gomes

Um comentário:

  1. adorei este blogger, gostei muito dos textos das colegas percebi que tem pessoas muito criativas.

    ResponderExcluir