terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Nossa aula inaugural...

       Relembrando nossa aula inaugural dia 14/12/2010 no Pólo de Apoio Presencial da Universiade Aberta do Brasil com as presenças dos Coordenadores do Curso Regina Trilho Otero Xavier e José Ricardo Kreutz que foram recebidos pela Coordenadora do Polo Rosane Brendler Keller.
      O material foi apresentado na aula inaugural para os alunos e autorizado pelo José Ricardo para postarmos aqui no nosso blog.
      Vale a pena conferir ou relembrar!


  


Aula Inaugural
-
Licenciatura em Educação do Campo -

Como começamos a pensar em
Educação a Distância?

 Com que finalidade surge a EAD nas Instituições Federais de Ensino Superior?
O que significa ser aluno a distância hoje?
Qual é a INVERSÃO que se apresenta?

A INVERSÃO
O aluno se defronta consigo mesmo, pois ele é obrigado a lidar com suas próprias estratégias de construção do conhecimento a partir da arquitetura cognitiva que ele apresenta.

Não existe mais um professor que explica a matéria e sim um material didático que pretende ser amigo do aluno!

O professor aparece de outro jeito. Ele não explica, mas sim apresenta os caminhos para uma construção autônoma da sua formação.

 Como começamos a pensar em
Educação do Campo?

“Pensar o campo como território significa compreendê-lo como espaço de vida, ou como um tipo de espaço geográfico onde se realizam todas as dimensões da existência humana. O conceito de campo como espaço de vida é multidimensional e nos possibilita leituras e políticas mais amplas do que o conceito de campo ou de rural somente como espaço de produção de mercadorias. A economia não é uma totalidade, ela é uma dimensão do território. Quando a produção de mercadorias é analisada como totalidade, fora da multidimensionalidade territorial, constitui-se numa análise extremamente parcial e, às vezes, equivocada da realidade”. (Bernardo Mançano Fernandes).


    



Quem formamos? 

Professores habilitados para trabalhar em:
              1. Séries iniciais;
              2. Educação Infantil;
              3. Educação de Jovens e Adultos;
              4. Gestão Escolar.

Professor Antropólogo - Etnógrafo

Culturas
Costumes
Estratégias de sobrevivência
Saúde
História
Territórios
Percursos
Ruínas


PROFESSOR FILÓSOFO
Que inventa os conceitos
Que opera o pensar

PROFESSOR PESQUISADOR
 Que investiga as linguagens
Que investiga os saberes próprios dos territórios

Quem somos?
 Professores Pesquisadores
Tutores Presenciais
Tutores a Distância
Professores Efetivos nomeados na UFPel
Funcionários Contratados e Efetivos



Turma 2
São José do Norte
Herval
Santana do Livramento
Quaraí
Cachoeira do Sul
Camargo
Três Passos
Cacequi
Arroio dos Santos
Restinga Seca
Serafina Corrêa
Picada Café
Cerro Largo

           Pessoal!
           Representando o município de Cachoeira do Sul, uma foto da minha escola (incluindo aí a abelhinha e a flor) que se localiza na zona rural no distrito Capané.
           Uma escola que me orgulho muito de trabalhar já há 16 anos. Enfim, minha escola do coração.
           Homenageando-a, de forma simples, porém verdadeira,  sintam-se todos homenageados também...nossos alunos, colegas tutores presenciais, tutores a distância, professores pesquisadores, coordenadores de curso, coordenadores de polo...enfim...toda a nossa equipe que de uma forma ou de outra, estão fazendo acontecer! É isso aí! Lúcia








Um comentário:

  1. Maravilhoso o material, aprendi com ele e tirei dúvidas que tinha, muito bom mesmo. Obrigada por compartilhar essas informações e parabéns pelo trabalho!
    Abraço.

    ResponderExcluir